O DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

O Departamento Municipal de Agricultura tem o objetivo de ajudar  às Famílias do Campo  com  apoio de novas técnicas  que implementam o crescimento e desenvolvimento sustentável da agricultura, à pecuária e outras atividades produtivas do meio rural do Município de Santana de Parnaíba. .

A colaboração do Departamento vai desde a elaboração de projetos, apoio na criação de associações ou cooperativas, introdução de novas técnicas, criação de cursos, criação de formas de escoamento da produção,   da captação de recursos financeiros junto a instituições públicas e privadas e fiscalização, sempre com a finalidade de desenvolver as atividades do homem no campo de forma sustentável. 

Busca-se o crescimento nas áreas rurais além da expansão e fortalecimento das culturas já existentes, tendo como bem maior a melhoria na qualidade de vida das famílias que  trabalham no campo.


Atribuições do Departamento de Agricultura - SEMEDES
Desenvolver, apoiar, incentivar, controlar e avaliar ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura, pecuária, apicultura, piscicultura  e atividades afins  no Município. 

Promover ações para  a fixação do homem no campo, a educação sanitária, educação ambiental visando a  melhoria da  qualidade de vida. 

Coordenar convênios com órgãos e entidades municipais, federais, estaduais e privados para execução da política agropecuária municipal.

Coordenar a fiscalização do campo.

Buscar a melhoria de técnicas aplicadas à agropecuária 

Promover incentivo econômico financeiro

Elaborar o Plano Diretor Rural


Serviços do Departamento de Agricultura - SEMEDES

Apoio a inscrição no CAR – Cadastro Ambiental Rural

Atendimento e orientação técnica ao produtor rural  

Atestado de Produtor Rural       

Criação de Certificação 

Orientação e Registo no SIM/SISBI- POA– Serviço de Inspeção Municipal

Apoio a criação de Cooperativas ou Associações


Atividades do Departamento de Agricultura -SEMEDES
atendimento à: pecuária

                              agricultura

                              piscicultura

                              apicultura

                              haras

                              alambiques


Programas do  Departamento de Agricultura -SEMEDES

Junto ao PRONAF

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Governo Federal, nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, fortalecendo as atividades  e integrando-o à cadeia do agronegócio por meio da modernização do sistema produtivo, estimulando a geração de renda e melhorando o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.

Cabe ao Departamento orientar  o homem do campo a  ingressar em programas  Federais e Estaduais como o Pronaf.  


Campanhas do Departamento de Agricultura - SEMEDES

Feira Livre da Agricultura Familiar 

A Campanha  busca promover  e organizar a implantação das feiras livres, em alguns bairros do Município, com o intuito de valorizar e divulgar os produtos locais.

Viveiro Agrícola  Municipal

A Campanha  visa promover a distribuição de sementes e mudas de produtos agrícolas, como forma de incentivar a diversificação desta produção, além de produzir  hortaliças para a rede pública municipal. 

Horta Comunitária 

A Campanha  busca organizar a comunidade de um bairro ou região e formar uma horta, cultivada por todos, estimulando as atividades em grupo e cooperação entre os moradores locais. 

Banco de Alimentos 

O Banco de Alimentos visa ensinar as famílias e instituições a tirarem o máximo proveito nutricional com o preparo correto e adequado dos alimentos.  Para isso realiza  cursos ensinando a população e o homem do campo como ter um aproveitamento integral de legumes, frutas e verduras.

Levar o conhecimento às pessoas com intuito de  diminuir  o desperdício dos  alimentos, melhora o aproveitamento dos mesmos, principalmente na questão nutricional e tem como consequência a diminuição da fome. 

Diga SIM para os produtos de qualidade

A campanha é mais um serviço oferecido pela Administração Pública que visa estimular a participação dos produtores e empreendedores  ao sistema  SIM e levar ao conhecimento da população Parnaibana as vantagens de adquirir produtos locais controlados e de  qualidade. 

Campanha Turismo do Bem

Visa o cadastramento dos pequenos produtores rurais e seus produtos fazendo com que passem a ser pontos de visitação turística na região,  com a finalidade de incentivar o comércio e o crescimento do turismo rural local aliado a venda de produtos artesanais que proporcionará  um incremento na renda do pequeno produtor.  

Legislação do Departamento de Agricultura - SEMEDES

Lei Municipal 3115/11,  dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa da prefeitura municipal de Santana de Parnaíba e dá outras providências. 

Lei  Municipal 3799/19, que Institui o Departamento de Agricultura. Alteração do nome do Departamento e acréscimo de funções.