Banco do Povo Paulista
O Fundo de Investimentos de Crédito Produtivo Popular de São Paulo, Banco do Povo Paulista (BPP), é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras.
Tem como finalidade o desenvolvimento social/econômico no Município ajudando a gerar emprego e renda através da disponibilização de linhas de microcrédito para o crescimento de pequenos empreendimentos.
Com a concessão dessas linhas de crédito os micros e pequenos empreendedores de baixa renda conseguem um resultado positivo impulsionando seus negócios e em consequência melhorando a situação socioeconômica do município, através da geração de renda e do estímulo à formalização de novos empreendimentos.
Público Alvo
O Banco do Povo tem por finalidade financiar e investir em microempreendimentos, como alternativa de crédito popular para geração de emprego e renda, sempre observando as diretrizes legais.
Assim podem ser tomadores de crédito os empreendedores formais (MEI, ME, LTDA, EIRELI, EPP, Produtor rural com CNPJ) ou empreendedores informais (incluindo Produtor Rural sem CNPJ). Mesmo os pequenos empreendedores que ainda não conseguiram formalizar seu negócio legalmente podem solicitar o empréstimo, desde que comprovem a existência dele, sendo assim levantam o empréstimo como pessoas físicas.
Uma vez que o universo de beneficiados é bem grande, as empresas, para receberem os benefícios, são classificadas pelo seu porte.
Requisitos
São requisitos mínimos para se tornar elegível ao crédito:
Desenvolver atividade produtiva nos municípios conveniados ao Banco do Povo Paulista;
No caso de pessoa física, residir ou possuir um empreendimento há mais de dois anos em município contemplado pelo Banco do Povo Paulista;
Não possuir restrições cadastrais no SERASA e/ou CADIN Estadual;
Quando motofretista: ter concluído o curso de 30 horas, comprovando por meio de certificado;
Quando mototaxista: ter concluído o curso de 30 horas, comprovando por meio de certificado; possuir licença para condução de mototaxi, expedida pelas prefeituras municipais.
Bens Financiaveis
a. Capital de Giro
b. Investimento Fixo
Prazo de carência para início de pagamento
No primeiro crédito, apenas para cliente Pessoa Jurídica – inclusive produtor rural e microempreendedor individual (MEI) – haverá carência automática de 60 dias.
A partir do segundo crédito, exclusivamente para cliente Pessoa Física ou Jurídica que pagou suas prestações sem atraso ou apresentou atraso médio inferior a 30 dias em até 70% do contrato, haverá carência de 90 dias.
Forma de pagamento.
As prestações são pré-fixadas e o valor de cada prestação é informado ao tomador de crédito antes da assinatura do contrato.
O pagamento das prestações é feito por meio de boleto bancário.
Solicitação
O cliente deverá comparecer à unidade do Banco do Povo Paulista localizada no:
PAT Centro - Rua 15 de novembro, 625
Espaço Empresário Empreendedor - Rua Netuno, 49