Santana de Parnaíba se prepara para a 5ª edição da Campanha Outubro Rosa

Ação contra o câncer de mama deste ano começa no dia 08 de outubro com a tradicional caminhada pelas ruas do Centro Histórico


Santana de Parnaiba, 02 de outubro de 2017
Prefeitura de Santana de Parnaíba realizará no próximo dia 08/10 a tradicional caminhada que marca o início da quinta edição da Campanha Outubro Rosa

Com o objetivo de conscientizar as mulheres do município sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio do Fundo Social de Solidariedade em parceria com outras secretarias, promove a quinta edição da “Campanha Outubro Rosa”.
No próximo domingo, (08/10), acontece a tradicional Caminhada Outubro Rosa. A concentração será às 08h na Praça 14 de Novembro, onde haverá as tendas da Saúde para aferição da pressão, auriculoterapia e distribuição de informativos e orientações de conscientização sobre o câncer de mama, tenda dos cabelereiros que cortarão cabelos de pessoas voluntárias que serão doados para a confecção de perucas para pacientes vítimas da doença. No local terá também uma barraca de design de sobrancelhas e de maquiagem das mulheres participantes. A Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer realizará uma aula de aquecimento para início da caminhada. Durante o trajeto pelas ruas do Centro da cidade, batedores da Harley Daividson farão a escolta do grupo que fará parte da caminhada. A estimativa é que cerca de 5 mil pessoas participem do evento.
Por conta desta campanha, que começou em 2013, muitas parnaibanas passaram a procurar as unidades de saúde do município para realização de exames em busca do diagnóstico precoce, que elimina na maioria dos casos a manifestação da doença. Unidades como o Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, localizado na Estrada Tenente Marques, 5620 na Fazendinha, contam com mamógrafos digitais, que tornam o procedimento mais rápido e simples para análise do exame, além da realização de outros exames como o papanicolau e ultrassom de mamas para os pacientes que comparecerem com a respectiva guia. Vale ressaltar que não há filas nas unidades municipais de saúde para realização dos exames.


Créditos
Fotos: Acervo SECOM
Texto: Renato Menezes –  Mtb: 54.101


Notícias