104ª Festa de Santo Antônio do Surú reúne centenas de pessoas

Evento começou com a tradicional romaria entre as igrejas atriz e a capela do Santo padroeiro do bairro


Santana de Parnaiba, 13 de junho de 2017
Tradição e fé marcam a 104ª Festa do Santo Antônio do Surú

No último domingo, 11/06, Santana de Parnaíba celebrou a sua tradicional Festa de Santo Antônio que foi marcada pelo louvor e devoção ao Santo Antônio do Surú, que é considerado casamenteiro e protetor do bairro. Para festejar o 104º aniversário do Santo, centenas de pessoas, vindas de diversas localidades, como Pirapora do Bom Jesus, Barueri e Caieiras estiveram prestigiando a homenagem.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a comunidade católica, o evento contou com a tradicional romaria. Logo às sete da manhã, a primeira romaria saiu a pé da Igreja Matriz de Sant’Anna, no Centro Histórico, com destino à Capela de Santo Antônio do Surú.
Os devotos percorreram cerca de cinco quilômetros em direção à capela para a celebração da missa. Por volta das 10h, foi à vez dos romeiros, montados a cavalo ou a bordo de suas charretes seguirem rumo ao bairro, seguindo o estandarte com a imagem de Santo Antônio.
                A capela de Santo Antônio do Surú é ponto de chegada da romaria, onde os romeiros participaram da quermesse, cheia de barracas de comidas e bebidas típicas das festas juninas, além dos sorteios de celas, e das apresentações musicais com diversos shows sertanejos. A festa seguiu até às 18h.

Entrevistas:
“É uma pequena romaria, com uma curta jornada, mais que preserva e mantém viva a nossa devoção. É uma festa familiar onde acolhemos todos de bom coração, quem quiser conhecer venha, tenha certeza não rá se arrepender.” Comenta um dos organizadores da festa Elisio Marques.

“Desde criança participo da romaria de Santo Antônio, meus pais sempre participaram e isso fez com que eu também participasse, hoje continuo essa jornada  junto com minha família e com o meu cavalo. A cidade está cada dia melhor e a cada ano que passa a romaria se mantém viva e sempre com mais visitantes, isso é muito gratificante pra nós.” Relata Willian Conceição. 

Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Sidnei Rodrigues

Notícias