A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde está iniciando uma importante campanha para conscientizar a população sobre a importância de não faltar às consultas e exames, visando reduzir ainda mais a espera em algumas especialidades, que hoje ocorre em prazos médios de 45 a 60 dias.
Levantamento realizado pela secretaria de saúde, entre os meses de janeiro e maio deste ano, 28% dos pacientes que marcaram consultas em algumas das unidades de saúde do município não compareceram ao atendimento, o que corresponde a cerca de 85 mil pessoas (ou 17 mil consultas perdidas por mês). Das especialidades médicas oferecidas pelo sistema municipal de saúde, a odontologia é o que tem o maior número de desistências, com mais de 9 mil, seguido da clínica médica (mais de 8 mil) e da consulta com ginecologista (mais de 5 mil). Em relação as unidades a USA Fazendinha é a que contém o maior número de pacientes ausentes, com mais de 12 mil consultas ou exames.
Para conscientizar a população, a prefeitura irá colocar, em todas as unidades de saúde, cartazes e folders falando da importância do comparecimento ou de desmarcar quando não comparecer.
Créditos:
Fotos: n/t
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101 |