Secretaria de Educação implanta o Sistema SISPAG nos colégios municipais

Iniciativa pioneira entre os municípios da região visa o uso consciente de energia elétrica, água e telefone nas unidades educacionais


Santana de Parnaiba, 15 de junho de 2017
Prefeitura implanta o Sispag em todos os imóveis utilizados pelo poder público municipal para obtenção do uso consciente dos serviços fornecidos pelas concessionárias de água, energia elétrica e telefone

Com o objetivo de obter um controle eficiente das despesas nas repartições públicas, a prefeitura, por meio das Secretarias de Controle Interno e de Tecnologia da Informação (SMCI e SMTI), desenvolveram uma ferramenta de gestão municipal onde os responsáveis por cada departamento terão acesso as informações referentes as despesas dos imóveis.
O projeto estava em desenvolvimento desde 2015 pela equipe de controladoria interna para que o sistema implantado forneça as informações, de forma clara e objetiva, sobre os consumos de cada unidade.
De acordo com a Secretaria de Controle Interno, o SISPAG funcionará em três fases: Na fase inicial será realizada uma consulta de informações dos períodos anteriores e das projeções internas por meio de metas estipuladas. Na fase intermediária será realizado o controle por meio de indicadores econômicos, necessários para as ações para contenção de gastos. Na última fase, que será feita em parceria com as concessionárias de energia, água e telefone, será elaborado o controle inteligente das despesas por meio do sistema Smart.
Estes procedimentos foram explicados a todos os diretores dos 69 colégios municipais na reunião realizada na Secretaria de Educação, tendo em vista que se trata da secretaria que possui mais prédios públicos, responsável por cerca de 70% do consumo total da prefeitura. O sistema também foi estendido a todos os imóveis públicos e alugados pela prefeitura. Com essas ações de consumo consciente, a previsão da controladoria interna é obter, em um ano, uma economia de 20% nas despesas com água, energia elétrica e telefone dos imóveis utilizados pelo poder público municipal.


Créditos:
Fotos:
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101


Notícias