Santana de Parnaíba fecha 1º semestre com os menores índices de criminalidade dos últimos 4 anos

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado aponta Santana de Parnaíba como a cidade mais segura e com redução nos índices criminais


Santana de Parnaiba, 17 de agosto de 2017
As ações da Guarda Municipal no combate ao crime colocam Santana de Parnaíba com os menores índices criminais dos últimos 4 anos.

A população de uma cidade é o seu maior patrimônio. Por isso a segurança dos moradores é prioridade na Prefeitura de Santana de Parnaíba que, por meio da Guarda Municipal Comunitária (GMC), realiza diversas ações para impedir a ação de criminosos na cidade. Por conta desse trabalho o município tornou-se referência em segurança na região metropolitana, que é composta por 39 municípios dos quais 22 possuem mais de cem mil habitantes, mantendo-se como a cidade mais segura da região metropolitana, conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O levantamento do primeiro semestre, divulgado no site do SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) aponta Santana de Parnaíba na primeira posição do ranking, posição alcançada no primeiro trimestre de 2014 e tem permanecido desde então.
Estudo realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana aponta que no início de 2013 o total de ocorrências eram de 997, ocasionando uma mudança nas ações de combate a criminalidade por parte da GMC. Com isso, no final de 2016 esse número foi de 605, havendo uma redução de mais de 13% de casos. Além disso, o município teve, no primeiro semestre deste ano, o menor número de casos de roubos (44) e furtos (204) entre cidades que compõem a região metropolitana.
“A maior sensação de segurança que podemos dar aos munícipes, é cuidar para que os números de crimes na cidades sejam cada vez menores”, Inspetor Cleiton Borges – Diretor do Departamento Estratégico da Segurança Urbana
De acordo com Diretor de Departamento Estratégico da SMSU, inspetor Cleiton Borges, esses dados positivos se devem a metodologia operacional, implantada pela GMC em 2014, que realiza o monitoramento baseado nos tipos de crimes praticados em determinada região do município, fazendo o uso adequado dos recursos, investindo no aperfeiçoamento profissional, equipamentos (viaturas, armamentos e fardas) para que o batalhão tenham condições de executar os trabalhos, resultando na eficiência das ações.


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101







Notícias