Avanço na Saúde com a implantação do Centro de Endoscopia

Localizado no interior do PAM Santa Ana, unidade vai agilizar o atendimento a pacientes com problemas de estômago


Santana de Parnaiba, 22 de maio de 2017
Espaço destinado a atendimento endoscópico localizado no interior do PAM Santa Ana

A Prefeitura não mede esforços no objetivo de oferecer aos moradores um serviço de saúde ainda melhor. Por conta disso, implantou um centro de atendimento destinado ao exame de endoscopia.
            O espaço ocupa uma ala do PAM Santa Ana, no Jardim São Luís e a finalidade é proporcionar aos pacientes, que sofrem com problemas relacionados ao estômago, realizar os exames específicos com atendimento prioritário, com mais qualidade e reduzindo riscos, em especial aos idosos que são mais propensos a ter problemas de estômago. Os casos mais comuns atendidos pelo local, envolve problemas como gastrite, úlcera, hérnia de hiato, pólipos de intestino, além de realizar diagnósticos precoces de tumores relacionados ao aparelho digestivo.
            Implantada há pouco mais de um mês, a unidade já realizou cerca de 400 exames, encaminhados pelas UBS´s (Unidade Básica de Saúde) ao centro de endoscopia, para a realização do procedimento, resultando na economia de tempo e rapidez para realização do diagnóstico pelo médico ao paciente.
Exames de Papanicolau

“Fiquei surpresa com o hospital ter esse centro de endoscopia, é muito bom para os moradores daqui, não fica longe pra mim e é ótimo para a população, antes era precário, principalmente para marcação de exame e agora reduziu bastante e isso foi ótimo.” - Tatiana Vece - Colinas da Anhanguera

             A Secretaria de Saúde informa que no ano de 2016 realizou mais de 9 mil exames de Papanicolau em todas as unidades de saúde. O exame é o principal responsável pelo diagnóstico precoce das lesões que ocasionam o câncer de colo de útero. Conhecido como preventivo, o exame deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, a partir da primeira relação sexual ou a partir dos 18 anos, pelo menos uma vez por ano.

Créditos:
Fotos:Sandro Almeida
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

 

Notícias