Restauração do maior patrimônio histórico da cidade segue a todo vapor

Com previsão de conclusão para 2018 o projeto tem como objetivo a recuperação dos danos sofridos pela igreja ao longo do tempo


Santana de Parnaiba, 20 de outubro de 2017
 

       No final do ano passado, a prefeitura de Santana de Parnaíba foi contemplada com uma verba para a manutenção de um dos seus mais valiosos patrimônios históricos: a Igreja Matriz. Todo o trabalho que está sendo realizado tem o intuito de manter as características originais da construção e tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo.
A igreja é tombada pelo Conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico do estado (CONDEPHAAT) desde 1982 e considerada o marco mais importante do município. Seu modelo atual de edificação existe desde 1892. Porém, de acordo com registros históricos, em 1560 foi erguida a primeira capela da cidade, dedicada a Santo Antônio, e em 1610 foi construída uma capela dedicada à Santa Ana.
O valor destinado à restauração foi obtido após a aprovação do projeto “Santa Ana preservação da Cultura e da Fé”, enviado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ao Fundo dos Interesses Difusos (FID), que é administrado por um conselho gestor das secretarias Estaduais e presidido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania.
Este projeto tem como objetivo geral a recuperação dos danos sofridos pela Igreja ao longo do tempo, por meio de ações de restauro, conservação, preservação da edificação e implantação do conceito de zeladoria do patrimônio.


Créditos:
Fotos: Marcio Koch
Texto: Sidnei Rodrigues


Notícias