Fila zero para exames na rede pública municipal

Santana de Parnaíba consegue zerar filas de exames e hoje são realizados em até 30 dias


Santana de Parnaiba, 28 de maio de 2017
Exame de mamografia é um dos procedimentos oferecidos pelas unidades municipais que possuem Fila Zero

A Prefeitura não mede esforços e vem realizando uma série de investimentos com o objetivo de proporcionar um atendimento médico de qualidade para a população parnaibana.
          Estas ações resultam na extinção de filas para realização de exames nas unidades de saúde. No PAM Santa Ana, além de promover atendimento com ortopedista 24 horas para tratamento de diversos problemas como traumas, fraturas, contusões, entre outros, as consultas são realizadas em até 30 dias, promovendo uma redução significativa no tempo de espera para avaliação médica.
Outro importante exame, em que não há filas para a realização, é o de mamografia, que visa prevenir o câncer de mama. O Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, localizado na região da Fazendinha, realiza o procedimento que, apesar da grande procura, não há a necessidade de agendamento, basta que o paciente apresente o encaminhamento médico e consegue realizar o procedimento no mesmo dia.
Os exames de ultrassons também não contam com fila de espera para a realização do procedimento. Ao todo o município conta com seis equipamentos, se instalados nas unidades de saúde dos bairros Parque Santana (USA), na Fazendinha (UPA) e no PAM Santa Ana (Jardim São Luis).
 Os novos ultrassons contam com sonda e imagens com qualidade 3D e 4D, o que proporciona mais nitidez na visualização, como por exemplo, no caso da gestante ao ver uma imagem mais realista do bebê, reduzindo significativamente a procura pela realização do procedimento nas unidades de saúde.
Outro exame sem fila de espera é o de endoscopia, que no PAM Santa Ana conta com um completo centro da especialidade, destinados aos pacientes, que sofrem com problemas relacionados ao estômago, com atendimento prioritário, realizando o procedimento com rapidez e qualidade, reduzindo riscos. Em menos de dois meses, a unidade realizou cerca de 400 exames.


Créditos:
Fotos: Acervo SECOM
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

Notícias