Com o objetivo de ajudar no desempenho dos alunos que irão ingressar no ensino fundamental, a prefeitura, por meio da parceria entre as secretarias de saúde e de educação, “Projeto Escutar” realizarão este ano mais uma ação do projeto escutar nas unidades educacionais da cidade.
Desde que a ação foi criada ela ocorre anualmente, com todos os alunos do 1º ano do ensino fundamental, para identificar as crianças que sofrem de perdas auditivas, localizando a causa de forma precoce e combatê-la. A equipe responsável explica que as crianças na fase pré-escolar, podem ter deficiência auditiva devido a fatores como acúmulo de cera no ouvido, presença de corpo estranho (objetos pequenos, insetos, etc.) além de dor no ouvido, entre outras situações que passam desapercebido pelos pais e professores, o que acarreta baixo rendimento escolar do aluno.
No ano passado, mais de 1600 alunos foram avaliados, dos quais 254 apresentaram algum problema auditivo e passaram por exame de audiometria ou consultas com otorrinolaringologista, detectando 17 crianças com perda auditiva. De acordo com a secretaria de saúde, a espera-se que cerca de 1800 alunos de 32 escolas da rede municipal sejam avaliados pelo projeto.
Créditos:
Fotos: Acervo Saúde
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101 |