Defesa Civil realiza ações de monitoramento em diversos bairros da cidade

Objetivo é orientar os moradores quanto as medidas de segurança no período de chuvas e queimadas frequentes que ocorrem no início do ano


Santana de Parnaiba, 19 de janeiro de 2018
Equipe da defesa civil realiza ação de limpeza na região de mata na cidade. Santana de Parnaíba não teve ocorrências graves em 2017

Por conta do período de chuvas, que é comum no início do ano, muitas famílias que residem em regiões com terrenos acidentados ficam preocupadas. Pensando nisso a prefeitura, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, tem atuado em diversas regiões, de modo a orientar moradores de áreas nesta situação.
Uma das principais ações é monitoramento destas áreas, para impedir que sejam ocupadas, de forma irregular, e implantar medidas que aumentam a segurança destas áreas. Pelo aplicativo de celular whatsapp, a equipe da defesa civil passa informações como a previsão do tempo e de instituições que analisam condições do clima e o efeito que elas causam, e sugere medidas preventivas aos voluntários que moram nestas regiões.
Criada em 2013, a coordenadoria hoje conta com 42 profissionais, entre agentes, fiscais, engenheiros e parte administrativa que trabalham 24 horas ininterruptamente, realizando o mapeamento das áreas de risco da cidade. Graças a esse trabalho, o número de ocorrências tem diminuído e desde 2015 não houve registro de vítimas fatais. No ano passado, não tivemos ocorrências graves e foram realizadas 205 vistorias em imóveis na cidade.
Entre as orientações aos moradores destas regiões, que de acordo com departamento são 21 áreas cadastradas na cidade estão: evitar construções em encostas onde ocorrem descartes de água da chuva por meio de canalização regular; não fazer desmatamentos e cortes e remoção de terra e fazer descarte de lixo em terrenos baldios e córregos. Quando houver chuva forte, não permanecer dentro dos imóveis e procurar abrigo seguro. Para mais informações ou denúncias devem entrar em contato nos telefones da Defesa Civil (4154-2166) / 153 (GMC) e 193 (Bombeiros), que funcionam 24 horas por dia.


Créditos:
Fotos: Acervo Defesa Civil
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101


Notícias