Por conta do período de chuvas, que é comum no início do ano, muitas famílias que residem em regiões com terrenos acidentados ficam preocupadas. Pensando nisso a prefeitura, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, tem atuado em diversas regiões, de modo a orientar moradores de áreas nesta situação.
Uma das principais ações é monitoramento destas áreas, para impedir que sejam ocupadas, de forma irregular, e implantar medidas que aumentam a segurança destas áreas. Pelo aplicativo de celular whatsapp, a equipe da defesa civil passa informações como a previsão do tempo e de instituições que analisam condições do clima e o efeito que elas causam, e sugere medidas preventivas aos voluntários que moram nestas regiões.
Criada em 2013, a coordenadoria hoje conta com 42 profissionais, entre agentes, fiscais, engenheiros e parte administrativa que trabalham 24 horas ininterruptamente, realizando o mapeamento das áreas de risco da cidade. Graças a esse trabalho, o número de ocorrências tem diminuído e desde 2015 não houve registro de vítimas fatais. No ano passado, não tivemos ocorrências graves e foram realizadas 205 vistorias em imóveis na cidade.
Entre as orientações aos moradores destas regiões, que de acordo com departamento são 21 áreas cadastradas na cidade estão: evitar construções em encostas onde ocorrem descartes de água da chuva por meio de canalização regular; não fazer desmatamentos e cortes e remoção de terra e fazer descarte de lixo em terrenos baldios e córregos. Quando houver chuva forte, não permanecer dentro dos imóveis e procurar abrigo seguro. Para mais informações ou denúncias devem entrar em contato nos telefones da Defesa Civil (4154-2166) / 153 (GMC) e 193 (Bombeiros), que funcionam 24 horas por dia.
Créditos:
Fotos: Acervo Defesa Civil
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101
|