Prefeitura implanta novo laboratório para agilizar a coleta e análise de exames

Investimentos constantes na saúde tem o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento, realização de exames e diagnósticos


Santana de Parnaiba, 11 de maio de 2018
Funcionária realiza coleta de exame no novo laboratório da UPA Fazendinha

Com o objetivo de melhorar o atendimento de exames aos pacientes do município, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando reformas de adequação e a implantação dos novos equipamentos do laboratório de exames e diagnósticos.
De acordo com a secretaria responsável, a nova estrutura contará com nove modernos aparelhos para realização de exames de hematologia (utilizados para coleta e análise de sangue, contagem de plaquetas e hemoglobina) e de bioquímica (glicose, colesterol total, triglicérides, etc), entre outros que fazem parte da tabela SUS e AMB 99.
Com o novo laboratório, o tempo de espera para os exames de rotina das UBS´s levarão até 3 dias para obter os resultados. Nos casos dos exames de rotina, coletados no PAM Santa Ana e na UPA Fazendinha, o resultado sairá em até 12 horas e os de urgência levarão até duas horas. Já os de sorologia e microbiologia, o resultado sairá em 3 dias. Com os novos equipamentos, o número de exames realizados passará de 70 mil para 80 mil exames por mês, reduzindo o tempo de espera e ampliando a capacidade de atendimento.


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101


Notícias