Conselho Federal de Administração Pública, órgão ligado ao Governo Federa, classificou Santana de Parnaíba a 2ª melhor gestão do Brasil

Cidade está a frente das capitais dos 26 estados brasileiros e da capital federal em qualidade da administração pública


Santana de Parnaiba, 01 de Março de 2018
Imagem da via Parque em Alphaville que é uma das principais obras de mobilidade urbana realizadas pela prefeitura de Santana de Parnaíba

O avanço que Santana de Parnaíba tem obtido nos últimos anos tem sido destaque no cenário nacional. Muito disso se deve aos importantes investimentos que a prefeitura tem feito em áreas de interesse público como segurança, saúde, educação, mobilidade, entre outras, empregando, de maneira adequada e consciente os recursos.
Com isso, a cidade tem obtido importantes marcas, conquistadas nos últimos anos, que ratificam esses números: Na área da saúde, é o município que mais reduziu a mortalidade infantil e que possui os menores índices de casos de dengue na região, e ser um dos únicos que não tiveram casos de febre amarela e recentemente obteve o conceito “A” em saúde pública pelo Tribunal de Contas do Estado. Na educação, Santana de Parnaíba, que possui o ensino 100% municipalizado, alcançou importante crescimento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – do último levantamento (32%), além de ter três colégios entre os 30 melhores do Estado no ENEM de 2015. Na área de desenvolvimento, de acordo com o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – órgão ligado ao Ministério do Trabalho, o município é o 3ª do Estado que mais recolocou pessoas no mercado de trabalho (2.666) e atualmente conta com mais de 20 mil empresas instaladas na cidade. Em 2016 alcançou o status de 9ª melhor cidade para se investir no país e a 5ª melhor do Estado de São Paulo, É a cidade mais segura da região metropolitana do Estado pelo quinto ano consecutivo. Na área de mobilidade urbana inaugurou importantes vias como o novo viário da ponte, a via parque, além das duplicações das Estradas dos Romeiros e Tenente Marques, além de já ter pavimentado mais de 150 km de vias públicas nos últimos anos e implantado iluminação de LED em 135 km de vias. Na parte de lazer inaugurou três parques, e 7 praças poliesportivas pela cidade.
Por essas e outras iniciativas, o Conselho Federal de Administração, ligado a Câmara de Gestão Pública responsável pela avaliação deste índice, que consiste em avaliar os municípios brasileiros a partir de gastos e finanças públicas, qualidade da gestão e desempenho, considerando áreas como saúde, educação, entre outras elegeram Santana de Parnaíba como a 2ª melhor cidade do Brasil em gestão pública e a primeira entre as que possuem mais de 100 mil habitantes.


Créditos:
Fotos: Márcio Koch
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

Notícias