A prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, realizou, na última semana, a orientação técnica dos professores da rede municipal de ensino para o Projeto Águia.
O encontro aconteceu no auditório da educação e teve o objetivo de instruir os educadores sobre como identificar possíveis dificuldades e deficiências visuais dos alunos. Com as orientações, os professores farão uma triagem para localizar aqueles que apresentaram problemas de vista e, de acordo com a gravidade visual, serão encaminhados para acompanhamento oftalmológico nas unidades de saúde do município, para avaliação mais detalhada e, se constatada a necessidade, o médico irá prescrever a utilização de óculos, que serão fornecidos gratuitamente pela prefeitura.
A escolha desta faixa etária se deve ao fato de que os alunos estão no início da alfabetização neste período e as dificuldades para enxergar podem atrapalhar tanto na socialização como no aprendizado.
“Realizar este projeto nas escolas é importante porque há uma grande quantidade de crianças reunidas e, como os professores permanecem muito tempo com os alunos, essas orientações ajudarão a identificar possíveis problemas com a visão, de modo muito mais rápido que os pais e assim encaminhá-los para acompanhamento médico, para solucionar os problemas de vista precocemente.” - Dra. Vera - Orientadora do Projeto
Fotos: Sandro Almeida
Texto: Willian Rafael |