Na última quinta-feira, 31/05, Santana de Parnaíba realizou a celebração do feriado de Corpus Christi com o tradicional tapete artesanal, que neste ano comemorou 50 anos. Mais de mil voluntários, entre fiéis das paróquias do município, moradores e turistas participam da tradicional confecção do tapete de serragem, que tem cerca de 800 metros e cobrem as ruas do Centro Histórico.
Sob o tema a “A Fonte da Vida para o Leigo em Missão”, o tapete, cujos desenhos são idealizados pelo artista plástico Alcides Maia, que há 17 anos realiza este trabalho para a Igreja, retrataram temas com centenas de imagens bíblicas, divididas em 60 quadros, confeccionados artesanalmente. As celebrações aconteceram na Praça da Bandeira, por conta da reforma da Igreja Matriz, inclusive a tradicional missa, seguida da procissão pelas ruas do Centro Histórico com o Corpo de Cristo no ostensório (peça usada nos cultos da Igreja Católica para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para transportá-la em procissão).
Milhares de pessoas, entre fiéis e turistas, visitaram a cidade durante o evento que bateu recorde de repercussão na mídia nacional e internacional.
“Gosto muito do evento e todos os anos visito a cidade para acompanhar a confecção do tapete, que acho muito lindo, além da cidade que é muito bem organizada. Parabéns à todos.” Disse o turista, Valdemar dos Santos.
Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Renato Menezes
|