Prefeitura inaugura primeira sala sensorial multi-recursos do Brasil no Colégio Benedita Odette


Santana de Parnaiba, 15 de maio de 2018
A sala multissensorial vai contribuir para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos com deficiência

      No último dia 15, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a associação sem fins lucrativos “Turma do Jiló”, inaugurou, no Colégio Benedita Odette, a primeira sala multissensorial do Brasil que vai atender alunos com diferentes tipos de deficiência na rede pública de ensino.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe do executivo e representantes do legislativo municipal, o secretário e a equipe de supervisores da educação, a presidente da Turma do Jiló, Carolina Resende, representantes de empresas que apoiaram o projeto, além dos pais de alunos que acompanharam a inauguração.
“Santana de Parnaíba nos deu a oportunidade de dar início a este projeto pioneiro e fomos recebidos de forma maravilhosa pela Secretaria de Educação e pela prefeitura e já estamos observando a possibilidade de criar novas salas para outros colégios da rede municipal parnaibana.” falou Carolina Resende, presidente da Turma do Jiló.
O espaço servirá para instigar os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), de forma a aumentar a capacidade de aprendizado dos alunos com deficiência, por meio de estímulos que conduzem a melhor eficiência do cérebro. De acordo com o levantamento feito pela Turma do Jiló, o ambiente é o primeiro do gênero a ser implantado em um colégio público no Brasil.
A sala é dividida em três espaços: área do movimento físico, área dos jogos e estudo e área do relax e sensações e é composta por várias formas, cores, ações e tamanhos, onde serão realizadas diversas brincadeiras, jogos e atividades sensoriais, que vão contribuir para o desenvolvimento social, emocional, linguístico e cognitivo dos mais de 25 alunos que serão atendidos pelo colégio.


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Willian Rafael



Notícias