A saúde pública Santana de Parnaíba é referência no Estado de São Paulo e, neste mês de janeiro, a prefeitura realizará mais uma importante campanha de conscientização: o Janeiro Roxo, que visa o combate a hanseníase (doença infecto-contagiosa).
Durante todo o mês os agentes comunitários de saúde dos bairros Cururuquara, Jaguari, Pq. Santana, São Pedro e Colinas da Anhanguera realizarão buscas ativas de casos considerados suspeitos, por meio de entrevistas que serão realizadas de casa em casa.
As respostas passarão por avaliação de uma equipe técnica e os casos considerados sugestivos serão encaminhados para análise clínica com dermatologistas.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença transmissível causada pela bactéria Mycobacterium leprae e acomete principalmente a pele e nervos periféricos. Os primeiros sintomas da doença podem demorar a aparecer (em média de 2 a 7 anos) entre os quais estão manchas esbranquiçadas ou avermelhadas com alteração da sensibilidade, dormência nas mão e pés ou sensação de formigamento. O problema tem cura e o diagnóstico precoce auxilia na resolução, no entanto, a falta de tratamento pode levar a sérias incapacidades físicas
Créditos:
Fotos: Sandro Almeida
Texto: Willian Rafael |