No Dia Internacional dos Trabalhadores, que acontece em 1º de maio, Santana de Parnaíba tem muito a comemorar já que a cidade é referência na formação profissional, desenvolvimento econômico e empregabilidade.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, no levantamento do primeiro trimestre de 2021 sobre o desempenho dos Postos de Atendimento do Trabalhador (PATs), a cidade aparece como a terceira que mais empregou em todo o Estado de São Paulo.
Os dados mostram que nos primeiros meses do ano, Santana de Parnaíba foi a 3ª cidade do Estado que mais inseriu novos profissionais no mercado de trabalho, ficando atrás apenas das cidades de Bragança Paulista e Sorocaba.
A análise obtida, levando em conta os resultados dos PATs do Estado, coloca o município como o 1º da região metropolitana de São Paulo com diferença de mais de 30% com relação ao 2º colocado.
O resultado é decorrente do trabalho desenvolvido pela prefeitura nos últimos 8 anos na área do desenvolvimento econômico e fomento ao emprego, onde aconteceu a qualificação de mais de 10 mil pessoas, a implantação do Programa Parnaíba Idiomas que oferece aos parnaibanos a oportunidade de aprender uma nova língua gratuitamente, a ampliação de um para 10 polos universitários, além do Investe Parnaíba, que facilita a entrada de novas empresas na cidade. Por tudo isso o município está entre as 10 melhores para se investir no Estado e é considerado pela Urban Systems como o 3º melhor em capital humano no Brasil*.
Santana de Parnaíba possui hoje 4 polos empresariais que abrigam empresas líderes em seus segmentos em toda a América Latina, o Inova Parnaíba, um espaço de coworking para o desenvolvimento de start-ups, além de 7 data centers instalados, fornecendo toda a infraestrutura necessária para implantação de empreendimentos da chamada indústria 4.0. Com todos esses investimentos a cidade sediará o primeiro polo tecnológico da região oeste metropolitana.
Ao todo foram mais de 60 cursos profissionalizantes oferecidos e mais de 7.800 pessoas qualificadas nos últimos 8 anos. Todo esse contexto coloca Santana de Parnaíba em evidência quando o assunto é emprego e desenvolvimento econômico, tornando a cidade referência para o Estado.
HISTÓRIA DO 1º DE MAIO
O dia do trabalho ou dia do trabalhador, foi estabelecido em 1889 em um congresso realizado em Paris, os participantes desse encontro escolheram o 1º de maio como Dia do Trabalho em homenagem aos operários dos Estados Unidos que 3 anos antes organizaram uma grande manifestação em prol dos seu direitos, que culminou em uma série de conquistas.
Créditos
Foto: Fabiano Martins / Dario Souza
Texto: Jefferson Cassundé / Willian Rafael |