A prefeitura, por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, realizou uma escavação arqueológica no bairro Cristal Park às margens do Rio Tietê. O trabalho envolve uma equipe de 6 pessoas que iniciaram as escavações nas últimas semanas. Mais de 150 peças arqueológicas já foram encontradas na área, entre artefatos cerâmicos, faiança ibérica e alpaca.
A coordenação do projeto com autorização do Iphan ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), feita pelo servidor Clayton Galdino, teve início com o cruzamento de informações históricas sobre a presença de portos e moradias junto ao leito do rio e com o auxílio de imagens aéreas e a análise da topografia foi possível determinar possíveis áreas arqueológicas.
O sítio arqueológico foi encontrado no quintal de uma residência e os artefatos estavam há quase um metro de profundidade com fragmentos de utensílios domésticos relacionados ao dia a dia dos indígenas e roceiros que habitaram a área às margens do Rio Tietê.
Assim que as escavações forem finalizadas, todo o material coletado será apresentado ao público em uma exposição no Museu Anhanguera - Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo no Largo da Matriz, Nº 9 no Centro Histórico da cidade.
Créditos
Foto: Marcio Koch
Texto: João Guerra |