Santana de Parnaíba é a melhor em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado segundo o Prêmio Band Cidades Excelentes


Santana de Parnaiba, 11 de novembro de 2022

A cidade foi um dos destaques da premiação ficando na 2ª colocação geral entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

Pelo segundo ano consecutivo a cidade se destacou como referência em gestão entre os municípios acima de 100 mil habitantes, ficando ainda na 2ª colocação geral do IGMA e ocupando o 2º lugar no pilar Saúde

Na segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, a cidade de Santana de Parnaíba desponta novamente como referência em gestão pública. Na ocasião, o município foi premiado como a nº 1 nas categorias Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, superando os demais municípios do Estado de São Paulo com população acima dos 100 mil habitantes, no ranking elaborado pela Band em parceria com o Instituto Áquila.
Além dos indicadores onde ocupou a primeira colocação, a cidade ainda foi destaque na categoria Saúde e Bem-estar, com a segunda colocação e no índice geral do Prêmio Band Cidades Excelentes, ficando também no 2º lugar.
No indicador da educação, a cidade contabilizou um total de 78,66 pontos. Para chegar ao resultado foram levados em conta informações como o IDEB, expectativa de estudo, os gastos na educação por aluno, além dos números da taxa de abandono do ensino, entre outros. 
Já no quesito Desenvolvimento Socioeconômico - Ordem Acesse essa e outras edições através do seu celular com esse QR Code Pública, onde o município alcançou a nota de de 78,34, foram considerados dados como taxa de jovens que completaram o ensino médio, percentual de pessoas com até 25 anos com acesso ao Ensino Superior, taxa de homicídios, taxa de mortes por armas de fogo, entre outros
Vale destacar ainda que em cinco dos seis pilares analisados pelo instituto, Santana de Parnaíba conseguiu uma pontuação superior a 70 pontos, totalizando uma média de 72,73 pontos no Índice de Gestão Municipal Aquila - IGMA.
Cidades Excelentes 2021
Na Primeira edição do prêmio realizada em 2021, Santana de Parnaíba foi eleita como a melhor do Brasil na categoria Eficiência Fiscal e Transparência entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, totalizando uma nota de 90,54. Na ocasião foram levados em conta dados como percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e aderência ao plano de contas.
Outras premiações
Nos últimos 9 anos, a cidade de Santana de Parnaíba se consolidou como referência em gestão pública para o Estado e para o país, não por acaso conquistou importantes marcas nos principais rankings e avaliadores da gestão pública.
Em 2016, por exemplo, foi apontada pelo Conselho Federal de Administraçãocomo a segunda melhor gestão pública do país. Já em 2019 e 2021, quem reconheceu o trabalho realizado pela cidade foi o Índice Firjan de Gestão Fiscal, onde a cidade apareceu como a número 1 do país.
Nos anos de 2020 e 2021, no Ranking de Competitividade dos Municípios, na avaliação do Centro de Liderança Pública - CLP, Santana de Parnaíba figurou na primeira colocação entre as cidades com até 150 mil habitantes.
Outras marcas alcançadas pela administração municipal nos últimos anos são de 2ª cidade mais segura do Brasil e a mais segura da região metropolitana do Estado de São Paulo desde 2014, 3ª melhor em capital humano no Brasil, primeira cidade 100% LED do País, Conceito A em Saúde, entre outras.
Tudo isso, se deve ao modelo de administração aplicado na cidade nos últimos anos, que entregou mais de 200 obras em todo o município, asfaltou e recapeou mais de 300 km de vias pela cidade, realizou obras como a Nova Ponte sobre o Rio Tietê, o Túnel no Alphaville, 27 novos colégios, mais de 25 unidades de saúde, 8 novos parques pela cidade, 12 ginásios; entre outras obras e projetos que elevaram a qualidade do serviço público no município
Sobre o IGMA
Uma parceria entre Band e Instituto Áquila, o Prêmio Band Cidades Excelentes é baseado no Índice de Gestão Municipal Áquila - IGMA, que analisa 6 pilares das gestões municipais (Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação) levando em conta 62 indicadores diferentes.
Com o objetivo de criar análises comparativas para direcionar e impulsionar o círculo de desenvolvimento humano, o índice analisou os dados de 5.570 municípios do País.        
Além de premiar os bons gestores, a iniciativa faz com que os municípios a trabalharem cada vez mais em busca do bem comum, possibilitando que as políticas públicas de sucesso adotadas pelos municípios possam ser replicadas em outras cidades.
A pontuação do IGMA
Levando em conta os dados dos municípios, divididos em categorias conforme o número de habitantes, e os critérios adotados como peso de pontuação definidos pelo Instituto, chega-se a uma nota que varia de 0 a 100 por pilar, sendo as notas mais próximas 100 as mais satisfatórias. As notas abaixo de 50 são consideradas em situação crítica, entre 51 e 65 são consideradas em desenvolvimento, entre 65 e 80 são consideradas desenvolvidas e os municípios com nota acima de 80 são considerados excelentes.

Fotos / Texto: SECOM - Santana de Parnaíba


           
Notícias