Mês das mulheres é celebrado com abertura do Parnaíba Mais Leve, feira de empreendedoras e show de Kell Smith

Durante março, ocorreram diversas programações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher; além da feira e abertura do PML, a cidade vai promover o Prêmio Mulher Inspiração


Santana de Parnaiba, 26 de março de 2024

As participantes do Parnaíba Mais Leve prestigiaram a Feira da Mulher Empreendedora e o show da autora de sucessos como “Era uma vez”

Os eventos de abertura da 9ª edição do Parnaíba Mais Leve (PML) e da 11ª edição da Feira da Mulher Empreendedora, realizados na última sexta-feira (15/3), agitaram o Centro Histórico de Santana de Parnaíba. Após a largada da caminhada do PML no Bolsão de Estacionamento, que passou pelas ruas centrais da cidade, as participantes prestigiaram o lançamento da Feira da Mulher Empreendedora, que contou com um show especial da cantora Kell Smith. “É o mês das mulheres, mês inteiro de programação, em que não poderia faltar os lançamentos destes dois projetos de políticas públicas que têm contribuído com a qualidade de vida e o empreendedorismo da nossa população feminina”, disse a secretária da Mulher e da Família. Criado em 2019, o Programa Parnaíba Mais Leve surgiu com o intuito de promover a readequação de hábitos alimentares e inserção de exercícios físicos na rotina das mulheres. Além das mudanças na alimentação e prática esportiva, as mulheres passam por palestras e treinamentos pessoais, aulas de danças do ventre, corrida de rua, yoga, acompanhamento nutricional e psicológico por um período de 90 dias. Ao final do período, a Secretaria da Mulher e da Família realiza a premiação das melhores colocadas do programa com base em requisitos pré-definidos que geram uma pontuação final, como: quantidade de peso eliminado, participação nas palestras, entre outros. Dados da Secretaria da Mulher e da Família (SMMF) revelam que o PML já contemplou mais de 8 mil moradoras entre 16 e 59 anos. “Eu tive uma depressão pós-parto há dois anos e o Parnaíba Mais Leve me tirou desse quadro, por isso é a segunda edição que participo e não quero sair mais”, revelou Nazaré Rodrigues, participante do programa. Com barracas de moda, maquiagem, produtos de beleza, bolsas, perfumes, praça de gastronomia e caminhas pets, entre outros, a Feira da Mulher Empreendedora se consolida como opção de compras, além de proporcionar o crescimento de parnaibanas em diversas áreas de atuação. “Eu super recomendo esse evento porque você já sai daqui completa, com joias, roupas, presentes para as amigas; a variedade é tão boa que não tem como sair de mãos vazias”, destacou a moradora Rakel Shislaine, cabeleireira e moradora do Burle Marx Residencial, que prestigiava o evento. A feira foi implementada em 2020 para incentivar o trabalho das micro e pequenas empreendedoras do município impactadas pela pandemia do coronavírus. O evento obteve um sucesso tão grande que passou a fazer parte do calendário anual da cidade e já ganhou outras 10 edições, sendo algumas delas temáticas e outras itinerantes.

SHOW

A noite especial contou com a apresentação da cantora Kell Smith, que encantou o público com alguns de seus hits, especialmente “Era uma vez”. “Foi lindíssimo demais, ainda estou na emoção do show, era um sonho pra mim cantar aqui, estou feliz que vocês me proporcionaram esse momento. Obrigada, Santana de Parnaíba”, declarou Kell Smith.

PROGRAMAÇÃO NO MÊS DAS MULHERES

Ainda neste mês de março, a Secretaria da Mulher vai realizar o Prêmio Mulher Inspiração, uma iniciativa dedicada a reconhecer e homenagear mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Conforme art. 2º do decreto 5.015/2024, o prêmio é dividido em sete categorias: Cultura, Esporte, Literatura, Voluntariado ou Ação Social, Imprensa/Comunicação, Empreendedorismo e Empresa, além de duas menções honrosas (nas categorias Mulher Mais Idosa de Santana de Parnaíba e Mulher Inspiração). Cada mulher foi indicada para concorrer em apenas uma categoria. As candidatas devem atender aos seguintes requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade (salvo na categoria Mulher Mais Idosa, dedicada a candidatas com idade a partir de 65 anos), residir em Santana de Parnaíba por pelo menos um ano e permitir a divulgação de sua imagem. Para participar foi preciso preencher um formulário de inscrição, assiná-lo, e enviar por e-mail cópia do RG, CPF e comprovante de endereço do (da) indicante e da indicada, além de um vídeo, com duração de até um minuto, da candidata contando sua história. Os documentos, o formulário e o vídeo foram enviados para o e-mail: [email protected]. A premiação será entregue em cerimônia no dia 27/3 às 18h, na Arena de Eventos. Para obter informações sobre demais projetos da SMMF, basta ligar para: 2424-8972. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos/Texto: Secom Santana de Parnaíba

 

           
Notícias